Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Vistas grossas

"Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui"
(Haiti - Caetano Veloso)

Qual seria o sentimento de um filho faminto ao ver seu pai esvaziar a despensa para dar de comer a alguém que, miserável, bate à porta?

Estima-se que no Brasil existam 59,6 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza e 24,7 milhões vivendo em extrema pobreza.

A população do Haiti é de 8,121 milhões de pessoas (dado de 2005).

O Brasil anunciou em 13/01/2010 que faria uma doação de US$15 milhões(segundo o Estado de São Paulo) ao Haiti, para ajudar as vítimas do terremoto.

E as nossas vítimas?

Porque alguém perder sua casa em outro país é tão mais comovente que um brasileiro que mora embaixo de um viaduto?

As lágrimas de uma criança são mais reais na televisão?

Se não for pauta no Jornal Nacional não aconteceu?

A miséria bate à nossa porta diariamente e não atendemos. Preferimos discutir os problemas do mundo. Lamentar a desgraça televisionada.

As rodas de "intelectuais" discutem o seu papel frente a intervenção política no próprio Haiti.

Nas universidades, as faixas de protesto não dizem nada sobre o tráfico de drogas que a cada dia recruta novas crianças para seu exército. Legalize já é a palavra de ordem em alguns círculos.

O vermelho dos olhos vem do verde da natureza. No entanto, é vermelho também o sangue das vítimas do tráfico.

Nossa pátria é mãe gentil, dos filhos de todos os solos, menos dos deste.

Não, o Haiti não é aqui.

Pra nossa vergonha.

2 comentários:

  1. Esse país é uma vergonha...
    Tudo bem que de fato aqueles coitados do Haiti precisam de ajuda, aliás o Jornal Nacional nos lembra disso todos os dias, mas o que vc falou tá certo. O Brasil deveria olhar para o próprio umbigo e ajudar as próprias vítimas antes de querer passar essa imagem de "Somos um país solidário, tb estamos ajudando o Haiti".
    Pessoal do haiti merece ajuda, claro. Mas seria interessante deixar que essa ajuda venha de países que realmente possuem condições para tal.

    ResponderExcluir
  2. Seu ponto de vista é interessante, porém insuficiente, não podemos negar ajuda usando como pretexto nossa própria necessidade, fazemos isso todo dia e os resultados disso são justamente os citados em seu texto, ou seja, miséria e mais miséria.
    O que são 15 milhões de reais diante de uma produção de um trilhão de dolares? Demos esmola ao Haiti, se todos os países resolvessem auxiliar os mais necessitados, não apenas o Haiti, mas todos aqueles que realmente precisam de ajuda viveríamos em uma sociedade mais justa e consequentemente mais igualitária.
    Devemos sim ser solidarios, mesmo na dificuldade, e dessa forma estimularemos a solidariedade dos demais países nos momentos de necessidade. Ontem foi o Haiti, hoje o Chile, e quando for o Brasil, será que seu discurso continuará o mesmo?
    É claro que deixo de citar aqui os motivos políticos e até mesmo econômicos que nos levam a ajudar o Haiti, não por sua relevância, mas por não me parecer necessário.

    ResponderExcluir